Pequeno?

Sempre que escuto alguém falando “Esse mundo é pequeno”, como minha vó me disse inúmeras vezes quando encontrava alguma amiga de infância no mercado. Eu nunca entendia realmente essa frase. O mundo não é pequeno, nem um pouco pequeno. Talvez o bairro seja pequeno, ou até a cidade, mas o mundo? Acho que minha vó falava por ser o mundo que ela conhecia, as pessoas falam isso pelo seu próprio conhecimento de universo. Esse é o problema, quando falamos isso, perdemos a dimensão da diversidade.

É bizarro como sempre damos como conhecimento completo o que vivemos e passamos, muitas vezes esquecemos da variedade que ainda existe. Algo que sempre me assustou é que apenas 5% do oceano foi explorado, ainda existe 95% do mar com os seres mais estranhos e incríveis para serem descobertos. Por isso, eu nunca descartei o fato de sereias existirem e ninguém pode me provar o contrário.

Quando vou num lugar alto, no topo de uma trilha, eu sempre guardo alguns minutos apenas para olhar para frente, ver até onde eu consigo enxergar. Assim, pelo menos na minha cabeça, meu conhecimento de mundo aumenta. Nessas horas que me sinto tão pequena. Sabe, aquele sentimento “se eu morresse, não faria diferença”. Não acho isso um sentimento ruim, nem estou falando desses dramas que ninguém sentiria minha falta. Falo no sentido geral, o planeta Terra continuaria a girar em volta do Sol, as ondas continuariam batendo na areia da praia.

Esses momentos que me deixam fascinada pelo mundo. A complexidade e detalhes das coisas me fascinam. Cada centímetro é único e diferente em sua maneira. A essência de cada canto do planeta é diferente, é inovadora. Perceber como que o Universo é independente, e que, nós, seres humanos, apenas pegamos emprestado uma área para sobreviver. Bem provável que seria melhor para o planeta, caso não habitássemos aqui. Todos os animais, fungos e bactérias iriam seguir em paz com suas vidas.

São mais de 12.713,5032 km de diâmetro da Terra, 8 milhões de espécies de seres vivos e 6 bilhões de pessoas. Centenas de religiões, cultura e costumes dos mais variados possíveis, bilhões de luzes sendo apagadas nas noites por diferentes pessoas. Não pode existir um padrão numa situação dessa. Isso porque não entrei no assunto do tamanho do Universo, talvez daria um livro só falando sobre isso. Então, desculpa discordar com a senhora, mas não vó, o mundo não é pequeno. A sua concepção de mundo é que é pequena.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s